terça-feira, 7 de setembro de 2010

Mzungu, sou eu!


A menina abre a porta e, ao ver-nos passar, lança um grito de alarme e de espanto.

- Mzungu! Mzungu!

Não tem mais de três anos, usa um vestido com folhos e está visivelmente excitada. Aponta para nós, de olhos muito abertos, como se estivesse a ver extra -terrestres.
E nós, claro, rimos deliciadas com a ternura da cena.
A mãe acode ao chamamento, aflita, mas a sua expressão suaviza-se ao ver-nos. Com um sorriso tranquilo e divertido, pega na filha ao colo e aproxima-se de nós, aceitando os rebuçados que lhe damos.
Não é a primeira vez que por aqui se referem a nós desta maneira. Sabemos que mzungu significa “pessoa branca” em suhaili.
O que eu desconhecia era a origem da palavra. Descobri-a há dias na internet.
A palavra mzungu tem raiz no verbo zunguka, que significa "rodar, girar, andar por todo o lado".
Não fiquei surpreendida por aprender que a palavra foi originalmente aplicada aos portugueses, pois então!! Foram dos primeiros estrangeiros brancos a pisar Zanzibar, e … fartavam-se de girar por todo o lado.

Parece que a menina acertou duplamente ao chamar-nos mzungus!!


Foto: Muhipiti. Zanzibar, 2009

3 comentários:

  1. É tão, mas tão BOM recordar AMIGA!!! Foi LINDA a cena, e a TERNURA encheu-nos os corações...

    ResponderEliminar
  2. Mzungu, Vaza...a doçura das vozes das crianças a chamar por nós e a acenar é uma das recordações mais ternurentas, sem duvida.

    Este momento de ternura fez-me lembrar Madagascar e aquela criança que tranportava com um cuidado extremo o lenço de papel que lhe demos, como se fosse o lenço de seda mais precioso do mundo!

    ResponderEliminar
  3. MUHIPITI!!! Mais uma foto magnífica!! O colorido das roupas da miuda e da mãe, relaçando no cenário cor de terra da casa e do chão está espetacular! O enquadramento da foto no seu todo ....e o pormenor do verde da Palmeira ao fundo esta esta fantástico!

    Gostei de saber do significado da palavra "Mzungu"! Combina comnosco! O quereer rodar, conhecer, andar por todo o lado!

    E, nestes Países deparamos sempre com momentos inesperados dos nativos das zonas, que muitas das vezes nos comovem e sensibilizam muito!!

    ResponderEliminar