quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Uma Ideia da Índia


Com que então, estiveste na Índia. Divertiste-te?
Não.
Aborreceste-te?
Também não.
O que te aconteceu na Índia?
Fiz uma experiência.
Que experiência?
A experiência da Índia.
E em que consiste a experiência da Índia?
Consiste em fazer a experiência do que é a Índia.
E o que é a Índia?
Como hei-de dizer-te? A Índia é a Índia.
Alberto Moravia,”Uma ideia da Índia”, 1961



Li estas linhas dois dias depois de chegar de viagem. Confesso que me deram algum consolo. Foram um bálsamo para o meu desconforto.



Pela primeira vez, a resposta ao tradicional “Então, gostaste?” não foi imediata e, ainda hoje, começa com um suspiro confuso.
Mais do que uma viagem ou uma “visita de estudo” (como um amigo se refere às minhas férias), foi uma experiência.
Moravia passou lá 3 meses, eu apenas 3 semanas. As experiências que vivemos foram diferentes. No entanto, reconheci no seu relato, escrito há 50 anos, partes da Índia que vi e senti.
Iremos ouvir falar mais de Alberto Moravia por aqui….

Foto: Muhipiti.Varanasi. India, 2010.

1 comentário:

  1. Tem piada que ontem pela primeira vez, a ouvir um CD de musica indiana comprado em Varanasi, transportei-me para lá e relembrei todo aquele cenario, as pessoas, as orações no ganges, as cremações, a barulhada das cerimonias...e senti alguma nostalgia.
    Sim, a India é ...a India

    ResponderEliminar