quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Adivinhem quanto custa o jantar...!

Há um considerável distanciamento entre os momentos que vivemos em viagem e o que deles recordamos mais tarde.

Houve um jantar em Stone Town a que sempre nos referimos, na brincadeira, como "aquele em que fomos valentemente “roubadas”". A pedido de algumas senhoras, resolvi escrever sobre isso.
O texto original começava assim:
“Quando Fisherman George nos apresentou a conta ficámos abismadas. Tão caro?!!”

Tinha ficado com a ideia de que consumíramos apenas duas espetadas e uma coca-cola entre as quatro e que pagáramos por isso o nosso peso em ouro.

Assim, preparava-me para demonstrar que não tínhamos pago apenas o jantar, mas todo o ambiente em que a refeição decorrera …. e que isso não tinha preço.

A ideia era descrever a atmosfera que se vivia nessa noite nos Forodhani Gardens: o céu estrelado e a lua cheia; as bancadas de comida no centro do jardim, iluminadas apenas por candeeiros a petróleo; os homens, mulheres e crianças de vestes domingueiras, comendo em pratos de plástico, sentados em mantas; o ambiente de Pic nic nocturno em relvados impecavelmente tratados, sem que se visse lixo no chão.
Depois descreveria o pitoresco Fisherman George que nos cativou para a sua banca, apregoando: “Come sister, you eat now, you pay later” e a forma principesca como os seus empregados nos escoltaram para um local tranquilo e nos iam servindo solicitamente.
Por fim falaria da conversa que tive com um zanzibarita enorme, de jalaba branca e cofió dourado, que me explicou que Portugal em swahili se diz Ureno (literalmente “o reino”, já que os primeiros portugueses aqui chegados diziam que vinham do Reino de Portugal).

Bom! Tudo isto para justificar os TZN 52,000.00 que acabámos por pagar.

Foi então que, para que o registo ficasse completo, pedi a PL que me fornecesse a ementa dessa noite. E fiquei desolada! Afinal o jantar não tinha sido tão parco quanto me lembrava e senti a minha teoria da “compensação” a ir por água abaixo.

Pois, julgue o leitor, sabendo que o equivalente em euros daquele número astronómico é … 27.

Ementa:
2 bocas de sapateira
1 espetada de 4 camarões
1 espetada de lombo de lagosta simples
1 espetada de lombo de lagosta tikka massala
1 pratinho de batata frita + 2 de oferta a um grupo de crianças
1 nan com côco
1 nan com alho
1 coca-cola pequena
1 água 30cl
1 copo pequeno cana açúcar


Foto: MLee e Muhipiti. Stone Town, Zanzibar. 2009

2 comentários:

  1. Pôxa comeram que se fartaram!...LOLOL

    São os glamorousos momentos das viagens que mais tarde nos ajudam a suportar o dia a dia, né?

    Deixo aqui uma nota para a foto fantastica.

    ResponderEliminar
  2. 27 euritos por um banquete para 4 pessoas e queixam-se?

    O que haviam de dizer por um pequeno almoço de cereais com leite, café e 1 torrada que não chegámos a comer mas que nos teria custado 21 euros cada?

    LOLO

    ResponderEliminar