quarta-feira, 16 de setembro de 2009

No reino do lemur

Fauna e Flora únicas A variedade da flora malgache deve-se à diversidade climática da ilha. 80% das espécies são endémicas, fazendo da ilha um paraíso para os botânicos. O ex-libris é, sem dúvida, o embondeiro (ou baobab), árvore de aparência única, cujos troncos se assemelham a raízes. Sete das oito espécies existentes no mundo são exclusivas de Madagascar. A fauna é igualmente rica, com principal destaque para os lemures e os patuscos camaleões. Não é raro observarmos serpentes a atravessarem a estrada. A boa notícia é que não são venenosas!
Parques Naturais Existem mais de 40 parques e reserves naturais em todo o território de Madagascar. No interior dos grandiosos canyons do massiço de Isalo, encontramos o Parque Nacional com o mesmo nome, habitat de várias espécies de lemures. No mais solene dos silêncios, observamos três espécies diferentes, calmamente tomando o pequeno almoço nas copas das árvores. Estamos fascinadas e conscientes do espectáculo único que é contemplar estes primatas no seu habitat natural. Dizem-nos que temos muita sorte, pois há quem aqui venha e não consiga vislumbrar nenhum. Completamos a visita ao parque com uma caminhada de 4 Km, por entre a paisagem rochosa, digna de um western, animada aqui e ali por floridos aloés. Já ao entardecer, chegamos a uma idílica piscina natural que convida a um banho reparador, num oásis de tranquilidade. Não nos fazemos rogadas!
No norte da ilha, visitamos o incontornável Parque da Montagne d’Ambre. Desta vez, a sorte não nos sorri e os lemures escapam-nos. Mas o parque tem outros encantos: magníficas cascatas, a que os nativos atribuem propriedades místicas e curativas; inúmeras espécies de pássaros coloridos ou o mais pequeno camaleão do mundo, com 2 cm de cumprimento. Caminhamos em perfeita comunhão com a natureza, no meio da exuberante e variada vegetação, disfrutando a sonoridade indiscrítivel desta floresta semi-tropical. Simplesmente mágico!
Rutix, em Rotas do Mundo (Dez.2006)

Sem comentários:

Enviar um comentário