quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Big Brother is watching you...

22 de Outubro de 2007 – Lago Yamdrok, Tibete
Partimos de Lhasa esta manhã a caminho de Shigatse. Connosco, o nosso guia, Lobsang.
É um jovem tibetano, de cabelos negros e pele tisnada pelo sol. Foi ele quem nos recebeu no aeroporto e nos colocou ao pescoço o tradiconal khatta – o lenço cerimonial tibetano, de seda branca, que representa a boa-vontade e simboliza a pureza do coração de quem oferece.
Á medida que os dias passam e o vamos conhecendo, percebemos que Lobsang já perdeu a boa-vontade para com os chineses. Aparentemente resignado, mostra-se, no entanto, muito inconformado com a situação política do seu pais. Há raiva e frustração na sua voz quando nos conta como os chineses têm vindo a destruir a cultura e o modo de vida tibetano. Não é raro calar-se abruptamente a meio de uma frase, olhando em redor com medo de ser escutado. Quando nos guia pelos mosteiros, evita parar debaixo das câmaras de vigilância do Big Brother chinês, que agora fazem parte da decoração. Também nós sentimos a tensão e a desconfiança no olhar das pessoas e passamos a referir-nos ao Dalai Lama como “Aquele cujo nome não se pode mencionar”.
Hoje, Lobsang parece-nos ainda mais transtornado. Transpira profusamente e não diz uma palavra durante toda a manhã, nem quando paramos a apreciar o lago sagrado de Yamdrok (de uma indescritível beleza em tons turquesa). Depois do almoço não o voltaríamos a ver. Os solícitos motoristas tentam ajudar, mas não falam nenhuma língua inteligível para nós. Abandonadas numa pequena vila à beira da estrada, vivemos momentos de alguma ansiedade já que Lobsang levara consigo toda a papelada que legitimava a nossa presença no Tibete.
Tudo se resolveu, mas o dia cansativo termina, já tarde, num restaurante em Shigatse, conjecturando sobre o que teria acontecido ao atormentado Lobsang.
Ter-se-ia sentido perseguido e fugiu? Teria sido preso? Até hoje não sabemos porque desapareceu e qual o seu paradeiro.
Fotos: RCurto e MLee

3 comentários:

  1. Não voltaram a contactar a agência e tantar saber se houve desenvolvimentos recentes? Que história essa ...

    ResponderEliminar
  2. Provavelmente será uma questão para a qual nunca teremos resposta...

    ResponderEliminar
  3. Oh Rutix, se o homem não foi peso de certeza que agora irá ser. Será que encapotadamente também são "......" da policia chinesa ie., desta forma, divulgam o nome, fotografia, etc. Bem!.., espero que não. Allou Bjs

    ResponderEliminar