sábado, 17 de outubro de 2009

Kathmandu em corrupio

17 de Outubro de 2007 – Vale de Kathmandu, Nepal Um dia para visitar o vale de Kathmandu, é a tarefa homérica a que nos obrigam os condicionalismos do itinerário. Em Bhaktapur observamos a magnífica praça medieval; nas Durbar Square de Patan e Kathmandu ficamos fascinadas com a riqueza e o detalhe das cenas de divindades hindus talhadas em portas e janelas. Em Bohdnah tomamos pela primeira vez o pulso ao budismo tibetano, enquanto monges e refugiados recitam mantras e orações em volta da enorme Stupa.
Em Pashupatinah, em vez do cenário dantesco que antecipáramos, observamos a tranquilidade e a reverência do ritual hindu da cremação, nas margens do rio Bagmati.
Fora destes óasis arquitectónicos, a vida quotidiana decorre desorganizada. O trânsito é caótico, a construção desordenada, o leito dos rios transforma-se em lixeira, a pobreza é evidente. As mulheres usam sahri e as crianças vão para a escola de uniforme à inglesa.

Improvisados mercados aqui e ali, lembram-nos que o Nepal é essencialmente um pais rural. Estamos na festa hindu de Dashain or Durga Puja. Autocarros cheios, até no tejadilho, ajudam à migração de milhares de pessoas que deixam Kathmandu em direcção às suas terras para celebrarem, em família, os 9 dias de culto à deusa Durga. “Temos de cá voltar com mais calma” é o pensamento que partilhamos ao contemplar, cansadas, o magnífico pôr-do-sol sobre os Himalaias, na companhia de centenas de macacos saltitantes que do Templo de Swayambhunath fizeram o seu lar.

Fotos: RCurto

Sem comentários:

Enviar um comentário