segunda-feira, 5 de abril de 2010

Encontro com hora marcada

12h30. Cratera de Ngorongoro, Tanzania.
Depois de uma manhã passeando de jeep pelas estradas poeirentas do vulcão estinto, impressionadas com a grande concentração de animais que encontrámos neste espaço de 20 Km2, estamos, agora, prontas para ver o rinoceronte. O mais esquivo dos Big Five. Estima-se que a população de rinocerontes na cratera seja de 20 animais. Junte-se a isso a timidez natural da espécie e não é de estranhar que a maioria dos turistas que por aqui passa, parta sem os ver, ou se tenha de contentar com um vislumbre à distância.
Daqui a duas horas termina a nossa autorização de permanência e já estamos a perder a esperança. Não quero desanimar. Entro no carro e pergunto ao guia se é agora que vamos ver o rinoceronte. Luca sorri. Há 21 anos que aqui trabalha e já está habituado a esta obsessão pelo rino.
Insisto, na brincadeira:
- We would like to see the Rhino now, Luca. At 13h15, please.
Ri-se, mas diz, sem grande convicção:
 - We will try.
Seguimos viagem e deixamo-nos embalar pelos sulavancos do jeep nos trilhos tortuosos. A savana despida tem as cores castanhas da estação seca. O lago alcalino está salpicado de flamingos cor-de-rosa e nos pastos verdejantes que rodeiam a piscina dos hipopótamos, centenas de zebras e gnus pastam tranquilamente. A diversidade fica completa na pequena floresta de vegetação semi-tropical. Está um calor agradável e a beleza que nos rodeia compensa qualquer falha na contabilidade dos Big Five.
- Rhino!, sussurra Luca, de repente.
Esticamos o olhar para o horizonte e apuramos a visão.
Mas, não é preciso. Ele está aqui; à nossa frente: grande, imponente, colossal! Cruza o trilho, a não mais de 30 metros. Pára por uns instantes e afasta-se, olhando constantemente para trás, certificando-se de que não é seguido.
O relógio do jeep marca 13h20...
Foto: MLee

4 comentários:

  1. Há gente com muita sorte ;-)
    Vê lá se jogas no Euromilhões. Há Jackpot esta semana!
    Fiquei deliciada com o teu relato :-)

    ResponderEliminar
  2. Está mais que provado que a "esperança é a última a morrer"!

    Quase pontualidade Britânica ;)

    ResponderEliminar
  3. AMIGA tens que continuar a postar aqui...
    RECORDAR É VIVER!

    ResponderEliminar